Os veículos elétricos ganharam visibilidade no mercado e tornaram-se objetos de interesse entre pesquisadores e fabricantes, que procuram a redução de massa e volume dos componentes utilizados nos veículos. Um desses componentes são os carregadores embarcados (On Board Chargers – OBCs), responsáveis por processar a energia da rede elétrica para as baterias. Tipicamente apresentam dois estágios, um retificador PFC e um conversor CC-CC. Atualmente, o desenvolvimento de OBCs de alto desempenho tem como objetivo a obtenção de maiores valores de densidade de potência, potência específica e rendimento. Todavia, a obtenção destas métricas implica na utilização de novas tecnologias, o que pode ser conflitante com outra métrica típica industrial: custo. Este projeto tem como objetivo desenvolver um retificador PFC monofásico de 6,6 kW, para compor um OBC de alto desempenho. A topologia desenvolvida apresenta reduzidas perdas de condução e esforços de filtragem, contribuindo para o alto rendimento, densidade de potência e potência específica. Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento Converter, que tem como principal objetivo a conversão (para elétrico) de veículos a combustão, e conta com apoio da Aneel, Celesc e Embrapii.
Equipe:
- Ueliton Batista – Aluno do curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Energia Elétrica do IFSC;
- Prof. Marcio S. Ortmann, Dr. Eng. – Orientador;
- Bruno S. Dupczak, Dr. Eng – Coorientador